Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
QUALIDADE DE VIDA

Talento e responsabilidade social: servidor pedala e registra as paisagens da cidade

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2017, 13h29 | Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 16h47

(Publicada em 27 de março de 2013) -Revistapq Transformar o trajeto de casa até o trabalho em um momento inspirador pode parecer antinatural para a maioria. Mas para o servidor do Ministério dos Transportes, Antonio Luís da Silva Santos, já é parte de seu cotidiano registrar por meio de fotografias os desenhos da arquitetura da capital federal, emoldurados pelas cores e luzes refletidas pela imensidão do céu, durante os caminhos de ida para o trabalho e volta para a casa.

Segundo Antonio, o gosto pela fotografia foi apurado com outra paixão: o ciclismo. O servidor chega a pedalar 30 km em um dia. “Como moro em Águas Claras, às vezes pego o metrô, pois no último vagão é permitido o transporte de bicicleta, e em outros dias venho direto. Quando utilizo o metrô, pedalo uns 15 km. Quando venho direto, 30 km”, conta.

Aos 45 anos, Antonio é um defensor do transporte sustentável. “Venho trabalhar de bicicleta para exercitar, mas, principalmente, por acreditar neste meio modal como uma das alternativas para o transporte sem o uso de carro. Pedalar nos aproxima da realidade da cidade e das pessoas. Acredito que nos humaniza, nos tornando pessoas mais preocupadas com o meio ambiente”, declara.

As imagens captadas pela câmera de Antonio destacam-se pela expressividade e sensibilidade do fotógrafo (confira na Intranet alguns trabalhos) que jamais fez cursos na área e conta, apenas, com o instinto natural de artista. “Meu primeiro contato com a fotografia aconteceu durante um trabalho em que atuei como cinegrafista. Cheguei a montar uma produtora que realizava filmagens e fotografias de eventos sociais e empresariais” conta.

Brasiliense, casado e com dois filhos, Antonio relata 18 anos de Ministério. Adora viajar, ler e ver filmes. Seu estilo de vida, que preconiza o bem estar e o respeito mútuo, também pode ser observado nas formas e cores realçadas pelas fotos, nas quais as paisagens, as flores, o cotidiano e grafismos são referências para o seu trabalho artístico. E, assim, Antonio reuniu seus dons para fotografia às pedaladas, comprovando talento e responsabilidade social.

Comunicação Interna
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página