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INTEGRAÇÃO

SAC e SNP vão para prédio no Sudoeste

Publicado: Terça, 10 de Julho de 2018, 15h56 | Última atualização em Quinta, 12 de Julho de 2018, 16h08

Iniciativa vai permitir economia de aluguel, papel e impressoras, além de melhorar o atendimento às demandas dessas secretarias

RUY 2141A Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAAD), com apoio do Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) e da Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGRL), está mudando as instalações físicas da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e da Secretaria Nacional de Portos (SNP) para um imóvel comercial situado no bairro Sudoeste, em Brasília (DF). Atualmente, as secretarias estão localizadas no Edifício Parque Cidade e no Edifício Varig, respectivamente. A previsão é concluir a transferência até meados do mês de setembro.

Nesse primeiro momento será realizada a instalação de infraestrutura de rede de TI e telefonia. Nos próximos dias, a CGTI dará início à desativação de alguns ativos de rede instalados no quarto andar da SNP. O procedimento será realizado para que sejam feitos testes operacionais no novo ambiente. A expectativa é que esta etapa seja concluída até o dia 22 de julho. Nesse período de transição poderão ocorrer instabilidades no sistema. Nesse caso, as solicitações de reparo poderão ser feitas pelo ramal 7339 ou número 0800 60 84 650.

PRÓXIMAS ETAPAS – Todo o processo de mudança das secretarias foi dividido por etapas. Após a instalação da estrutura de TI, será iniciada a transferência dos mobiliários e ativos. E, por fim, será realizada a transferência dos servidores e colaboradores ao novo ambiente de trabalho. Estima-se que esta última etapa seja concluída até o final de agosto para a SAC e até a segunda semana de setembro para a SNP.

Todas as etapas de mudança passarão por um Plano de Continuidade de Negócios constituído pelas melhores práticas a serem executadas no ambiente institucional. Esse ciclo de melhorias é baseado nos termos Business Continued Plan ou Disaster Recovery, que consiste em ações ou planos para recuperação de dados em situações de desastre. 

Desde 2016, quando as SAC e SNP foram incorporadas ao Ministério, está sendo realizado o processo de integração dos sistemas eletrônicos. Essa integração, porém, é um processo que demanda bastante tempo tendo em vista que cada uma das secretarias possuem diferentes sistemas para realizar suas operações diárias. Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de juntar as instalações das secretarias em um único ambiente físico.

Além da economia de gastos com aluguel, da redução no uso de papel e a diminuição do número de impressoras instaladas, o principal fator a ser economizado será o tempo. Atualmente, ambas as secretarias possuem, em ambientes distintos, um Data Center – local projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados. Com a unificação dessas instalações será possível otimizar o tempo de atendimento às demandas diárias e a soluções em caso de desastres.

 

Assessoria de Comunicação

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação

 

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