Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
Respeito Gera Respeito

Ministério lança campanha contra o assédio moral

Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 17h31 | Última atualização em Quinta, 14 de Junho de 2018, 15h43

Com a abordagem "Respeito Gera Respeito", a pasta busca conscientizar servidores e colaboradores


A campanha contra o assédio moral, promovida pela Corregedoria, Ouvidoria e a Comissão de Ética do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil contará com ações de conscientização ao longo dos meses de abril, maio e junho, com o propósito de chamar a atenção dos servidores e colaboradores sobre a importância do respeito ao próximo no ambiente de trabalho.

Por meio de peças publicitárias, depoimentos de colaboradores, animações, cartazes, cartilhas e outros materiais, a pasta busca esclarecer a todos sobre o que se caracteriza o assédio moral, como evitar esse tipo de conduta agressiva e os meios para denunciar o problema.


Segundo o corregedor Jorge Arzabe, a Campanha visa contribuir para a melhoria contínua do ambiente organizacional no MTPA. “O nosso foco é a prevenção de atos que não condizem com o respeito e a ética, e assim, evitar que os funcionários sofram qualquer forma de abuso”, afirma.

respeito 2


O assédio moral pode gerar impactos graves na vida das pessoas, como a depressão, desmotivação e angústia. Ao evitar este tipo de conduta no ambiente de trabalho, cria-se uma atmosfera mais saudável, colabora-se para a eficiência e produtividade, além de evitar transtornos de saúde física e psíquica.
Para o secretário executivo, Herbert Drummond, o combate ao assédio moral está relacionado à manutenção de um ambiente de trabalho saudável, com boas relações interpessoais, voltado à proteção do trabalhador contra excessos cometidos nessas relações. “Ações como esta podem ajudar as pessoas a descobrirem o significado da expressão ‘assédio moral’, para que possam então combater e denunciar”, afirmou.


Expor alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções são algumas das características do assédio. A conduta abusiva não se restringe a possíveis ocorrências dos que ocupam posições de chefia em relação ao empregado, como também entre pessoas do mesmo nível hierárquico.


Participe do movimento a favor de um ambiente de trabalho cada vez mais respeitoso e propício para todos. Juntos, podemos construir uma cultura na qual o assédio não tem vez.


Se você presenciar alguma situação de abuso, não se omita. Faça a sua parte! A denúncia pode ser sigilosa e coopera para o combate a todo e qualquer tipo de assédio.


Portanto, escolha não passar por isso! Em caso de assédio, não se cale. Denuncie! Procure a Ouvidoria, localizada no 5º andar do edifício-sede, sala 508. Você também pode ligar para o número (61) 2029-8090 ou enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


O Ministério conta com a participação de todos nesta campanha. Compartilhe esta ideia: Respeito gera respeito!

Foto: Pedro Cavalcante

Assessoria de Comunicação
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Fim do conteúdo da página