Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
Convivência

A ética e o profissional do futuro

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 15h58 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2017, 16h35

É verdade que todas as ações humanas são dotadas de intencionalidade e finalidade, mas nem todas as ações exigem um esforço conjugado do pensamento, sentimento e razão. Quando se trata de atitude ética, podemos dizer que o pensamento e o sentimento são controlados pela razão, pois diferente da moral, que se fundamenta na obediência às normas, costumes e leis, a atitude ética exige reflexão e se traduz no modo de ser e viver da pessoa.

Esses conceitos têm sido compartilhados por muitos filósofos que se debruçam sobre o tema da ética. De fato, precisamos obedecer às leis, porque, além de estabelecer deveres e direitos na convivência social, elas podem trazer consequências punitivas por seu descumprimento. Não precisamos refletir sobre as leis, se devemos ou não cumpri-las, simplesmente reproduzimos o comportamento por elas exigido.

Ser ético ultrapassa a conduta fundamentada em preceitos, costumes e leis e vai mais além, pois induz a uma reflexão sobre aquilo que acreditamos ser o melhor para nós e para os outros. Exige decisão do fazer ou não fazer. Com a ética, torna-se necessário um exercício mental individual sobre os valores e princípios que creditamos como verdadeiros.

A interação entre o conhecimento dos preceitos éticos e o viver ético é sempre proveitosa, porque ser ético demanda mais que puro discurso, mais que teoria, requer prática. O verdadeiro valor da ética não está no conhecimento, mas na prática de atos e comportamentos que dela se pode obter.

Um profissional moral e eticamente correto exerce impacto positivo nos resultados da instituição onde atua, em particular nos dias de hoje, quando a integridade e a transparência são princípios desejados.

Conheça o Código de Ética do Ministério dos Transportes.

Marta P. Silva,
Secretária-Executiva da Comissão de Ética do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Fim do conteúdo da página